2013, falta de sono e força de vontade

A boa execução das nossas “resoluções de início de ano”, depende muito de como vamos dormir. Um efeito importante da má qualidade de sono é que ela mina nossa força de vontade[i]. Ao dormirmos mal ficamos mais reféns de nossos impulsos. Quando dormimos mal as áreas cerebrais responsáveis por dizer NÃO aos prazeres  ou impulsos imediatos perdem voz e com isso ficamos mais imediatistas. Essas áreas do cérebro são decisivas para colocar nossas metas de longo prazo em perspectiva em cada decisão nossa.

A privação de sono tira a importância dessas áreas no processo de decisão. Após uma noite mal dormida, fica difícil dizer NÃO  a devorar o couvert de mini-pão de queijo no almoço e dizer sim ao seu projeto de saúde de longo prazo. Fica também difícil controlar o impulso de ser ríspido com alguém e refletir antes de falar. Não é fácil ser equilibrado dormindo mal. As jovens mães e pais que o digam. Meu médico especialista em sono, me fez uma provocação profunda: “se o CPAP[ii](máscara da foto) não funcionar em seu caso, resta o caminho mais difícil”. Fiquei pensativo. Após um mês me adaptando em dormir com a máscara e finalmente conseguindo ficar com ela a noite inteira não obtive melhora em meu sono cronicamente difícil[iii].

No entanto incentivo fortemente àqueles que são aconselhados por médicos a tentarem o CPAP, apesar de sua aparência pouco amigável, pois há casos onde a adaptação é muito boa e a melhora é drástica. Qual seria então o caminho mais difícil? O que seria mais difícil do que, com sono leve e agitado, dormir com aquela parafernália? A resposta é óbvia e antiga: bons hábitos. Aí compreendi a dificuldade. Comer com consciência, dosar cafeína, fazer atividade física regular, fazer práticas meditativas regulares, ter rotina de descompressão antes de ir para a cama compõem a estratégia para um sono melhor. O sono é uma área que começou a ser estudada com rigor há cerca de 60 anos.

Só em 1953[iv] se confirmou que o cérebro não era “desligado” durante o sono[v] e lá ocorre atividade cerebral intensa na famosa fase R.E.M, ou M.O,R em português. Essa é aquela fase importantíssima do sono onde temos movimentos oculares rápidos (observe crianças dormindo) e presença de sonhos. Depois outras fases do sono foram descobertas e sabemos um bom sono exige percorrer essas fases de forma equilibrada. Álcool pode te desmaiar de sonolência mas agride o equilíbrio entre fases do sono, por exemplo. Desde então a ciência vem investigando o sono.

Em 1965 Randy Gardner ficou 11 dias sem dormir e teve paranóia e incapacitação cognitiva (tente somar após uma virada de noite). Ratos menos afortunados morreram após cerca de 4 semanas sem sono[vi]. Há inúmeros distúrbios ligados ao sono e grande parte das pessoas tem seus problemas nessa área. A humanidade vem dormindo menos e pior. Dormir bem exige viver com certa disciplina alimentar, física e mental. Se fosse apenas questão de tomar um remedinho era mais fácil. A humanidade adora seus atalhos, já dizia Sun Tzu há 24 séculos. Mais uma vez parece que não há atalhos.

Para dormir melhor é preciso viver melhor. Está tudo integrado. Para ter força de vontade preservada  é preciso ter força de vontade em forma de bons hábitos para dormir melhor. Boa sorte para todos que vão tentar em 2013, incorporar melhores hábitos físicos e mentais às suas vidas. Bom 2013, bons hábitos, menos checagem de e-mails e mensagens na cama e melhor  sono com mais força de vontade no dia seguinte para todos.


[i] Kelly McGonigal: The willpower instinct: ótimo livro sobre força de vontade do ponto de vista científico. Não é auto-ajuda no mau sentido, em minha opinião.

[ii] Continuous Positive Airway Pressure:  aparelho que combate certos quadros de apnéia do sono mantendo as vias respiratórias abertas através de injeção de ar pelo nariz/boca.

[iii] Interessante como muitas pessoas que se interessam em escrever sobre como viver melhor o fazem por terem elas próprias dificuldades antigas.

[iv] Eugene Aserinsky; Nathaniel Kleitman: Regularly occurring periods of eye motility and concomitant phenomena during sleep, Science, 1953. Foi ponto de partida para compreender atividade cerebral durante o sono, relacionar sonhos a um processo necessário no funcionamento cerebral e praticamente toda a pesquisa que se seguiu para compreender as fases do sono.

[v] Para quem curte mitologia, Ipsos, relacionado ao sono era irmão gêmeo de Tânatos, relacionado à morte. É antiga a percepção que o sono parece com a morte de alguma forma. Sabemos hoje que o sono é um período muito ativo para o cérebro.

[vi] Everson; Bergmann, Rechtschaffen: Sleep deprivation in the rat: III Total sleep deprivation. 1989. Os pobres roedores demonstraram entre outras coisas que ficar sem dormir mata e faz a gente comer mais…

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *