Apnéia corporativa

Neuroperformance: respiração para executivos Passamos muito tempo em modo de combate, aquela perspectiva armada e atenta que caracteriza boa parte dos executivos que conheço. Nesse estado queremos perceber qualquer ameaça com antecedência. Esse estado afeta nosso padrão respiratório. A respiração reflete nossos estados mentais. Pessoas tensas respiram de forma especialmente incorreta e produzem um estado tóxico [i] dentro de si. Além de reduzir nossa energia, esse estado literalmente emburrece pois influencia o funcionamento do cérebro. Como fazer para recuperar o “fôlego físico e emocional” durante,  por exemplo, uma longa e tensa reunião de resultados regada a Power Point, e café de má qualidade? As atitudes mais potentes que conheço são, como sempre, bons hábitos muito simples.

Só há uma maneira de sair do coliseu mental que se forma quando entramos em piloto-automático[ii]: perceber que estamos nesse estado comum e tóxico. É aí que está um ótimo novo hábito, perceber como estamos nos sentindo e como estamos respirando. Ao perceber que estamos ansiosos ou frustrados nessas situações convém acionar duas ferramentas potentes: uma imagem e uma respiração técnica. Tenha um pequeno banco de imagens para o fim específico de relembrar você das coisas realmente importantes da vida. Uma risada de filho, de alguém que você gosta, um lugar que te dá serenidade, o que seja. Aquela foto que faz surgir um sorriso espontâneo. Quando você olha a foto em seu telefone ou apenas lembra da imagem ou filme que te trazem paz,  sua perspectiva muda rapidamente. Para usar seu corpo a seu favor use um outro princípio fisiológico poderoso. Uma respiração com ênfase na expiração[iii] acalma você.

Veja como uma pessoa contrariada que quer se acalmar, inconscientemente  inspira uma vez e solta o ar longamente, enfatizando a expiração. O uso conjunto de uma imagem com significado emocional positivo e uma respiração adequada, pausada, é suficiente para mudar nossa perspectiva em poucos segundos. Não se trata apenas de reduzir nossa exposição à bioquímica do stress e seus diversos hormônios e neurotransmissores. Estamos falando principalmente de reativar áreas de raciocínio, memória e empatia que nos devolvem nossas capacidades essenciais para jogar o jogo corporativo onde ele deve ser jogado, fora do coliseu (imaginário) mental. Depois de uma bela respirada e olhada em seu banco de imagens, o cliente grosso que parecia um urso enlouquecido volta a parecer alguém que precisa de ajuda, a sua ajuda. Procure saber mais sobre como respirar tecnicamente e reduza seu desgaste, aumentando sua performance. Respirar mal emburrece e intoxica. Se você está imerso em um filme de terror, mude a tela e coloque lá uma imagem que te ajude a recuperar a perspectiva correta.


[i] Linda Stone: Just breathe, building the case for email apnea. Um artigo interessante sobre como as pessoas entram em apnéia e prendem sua respiração indevidamente quando lêem e-mails indica que a respiração tensa e incorreta desequilibra os níveis de oxigênio, Dióxido de carbono e óxido nítrico.
[ii] Piloto-automático é uma imagem útil  para descrever o estado em que vivemos normalmente, sem observar nossos pensamentos e gerenciá-los ativamente. Uma proposta central de meu trabalho é reforçar a noção de que devemos exercitar a capacidade de observar o que pensamos e sentimos para podermos ter opção de sair desse estado automatizado e tremendamente tóxico.
[iii] Gurucharam Khalsa e Yogi Bhajan: Breathwalk: ótimo livro para quem quer compreender melhor e exercitar diferentes padrões respiratórios, se aproximando de práticas meditativas.  A respiração é um componente fundamental da Yoga e de várias formas de meditação e vale a pena se informar sobre como respirar melhor e usar a respiração a seu favor.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *