Tributo a quem me ajudou muito: David Servan-Schreiber

Ele morreu com 50 anos, em julho desse ano. Um dos mais talentosos neurocientistas de sua geração e  um lutador. Se tornou mundialmente conhecido por dois[i] livros que recomendo fortemente a todos. Um deles em especial mudou minha forma de pensar e de compreender o que eu deveria fazer para ter uma vida mais útil, mais produtiva e menos tóxica. Se tivesse apenas um livro para recomendar a você que se interessa por autoconhecimento e quer informações práticas,  recomendaria o best seller mundial Curar o stress a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise”.  Em meu esforço em transmitir idéias nos últimos 25 anos, seja no trabalho ou não, aprendi que 3 coisas definem o jogo em comunicação ou persuasão:

1) a mensagem correta;

2) o mensageiro correto;

3) o contexto;

Que seria a hora e a situação em que a mensagem chega na vida de quem recebe a mensagem. O livro de David Servan-Schreiber me encontrou em um momento onde já estudava as emoções, atento às integrações entre cérebro/corpo/mente e estava convencido de que deveria mudar minha forma de preparação. O contexto estava correto, eu estava inquieto e decidido a mudar hábitos em minha vida, através de novos conhecimentos.

David, além de um cientista admirável, conseguiu levar mensagens fundamentais de forma admiravelmente simples. Ele foi um mensageiro que não apenas entregou uma mensagem, mas trabalhou essa mensagem com enorme inspiração e trouxe para as pessoas comuns, leigas nos assuntos da mente, como eu, uma possibilidade real de crescimento e de mudança. Eu presto um tributo a um grande homem, que deixou um legado de idéias e provocações que mudaram muitas vidas, inclusive a minha. Espero que você esteja no momento certo para encontrar esse grande livro e consiga dar um grande salto na companhia de um grande cientista e ser humano. David Servan-Schreiber.


[i] O segundo livro não citado por mim no texto é o best seller: Anticâncer. Acho essencial conhecer a visão de quem estudou a doença e a combateu em si mesmo de um ângulo inovador e prático. De longe o mais útil livro que já li sobre o assunto. Há um terceiro, emocionante onde ele se despede com grande sabedoria e ponderação: Podemos dizer adeus mais de uma vez.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *